sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Vivien Thomas

Você ja ouviu fala em Vivien Thomas ?



Vivien Theodore Thomas nasceu em New Iberia, Louisiana, em 29 de agosto de 1910. Foi um técnico cirúrgico americano que auxiliou no desenvolvimento de procedimentos usados para o tratamento da síndrome dos bebês azuis na década de 1940.

Como descobri isso ? Estava procurando um filme no youtube e encontrei um tema meio sinistro " QUASE DEUSES" resolvi assistir um trecho para ver do tratava o filme. O titulo é muito forte mas a hstoria me cativou. Assiti até o final e depois fiz uma busca na internet para encontrar mais informações sobre este personagem negro que foi fundamental na vida de milhares de crianças em sua época e seu trabalho foi pioneiro na cirurgia dos bebês que nasceram com mau formação no coração na década de 40.

Por ser de uma época que ainda era muito forte a segregação no Estados Unidos seu patrão, Dr. Alfred Blalock, médico de muito prestigio, colheu os louros desta descoberta revolucionaria. Vivien Theodore passou parte de sua juventude ajudando seu pai numa carpintaria isso lhe impediu de frequentar uma universidade. aos 21 anos conseguiu um emprego como assistente do doutor Alfred Blalock que logo viu no jovem o dom para Cirurgia Cardíaca. Vivien Theodoro foi levado pelo seu mentor para a Universidade Jhons Hopkins onde desenvolvia seus experimento em cachorros. Ao se depararem com o caso de um bebe recen nascido que estava com seus dias contados por causa da síndrome dos bebês azuis (Também conhecida como tetralogia de Fallot).

Mais tarde Vivien Theodore recebeu da universidade Jhons Hopkins o titulo de Doutor Honorario pelos relevantes serviços prestados e teve sua foto colocada entre os nobres doutores que passaram pela que instituição.

Fonte: Meu resumo após assistir o filme e ler a historia



Assista este filme 







Vivien Theodore Thomas (29 de agosto de 1910  26 de novembro de 1985) foi um técnico cirúrgico americano que auxiliou no desenvolvimento de procedimentos usados para o tratamento da síndrome dos bebês azuis na década de 1940. O nome é feminino porque quando sua mãe estava grávida, queria uma menina e quando nasceu um garoto ela não quis mudar o nome.
Foi o assistente do Dr. Alfred Blalock (famoso por ter descorbeto a cura para tetratologia de Fallot) na Universidade de Vanderbilt em Nashville, Tennessee e, posteriormente, na Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, Maryland.
Com um limitado grau de educação formal e sem nunca ter cursado uma faculdade, Thomas lutou contra a pobreza e o racismo para se tornar um pioneiro na área da cirurgia cardíaca e um professor para estudantes que se tornariam os melhores cirurgiões dos Estados Unidos. Vivien Thomas recebeu o título em Doutorado Honorário.
A história de Vivien Thomas é contada no filme Quase Deuses, parcialmente baseado no artigo jornalístico "Something the Lord Made", escrito por Katie McCabe e publicado no Washingtonian. Um documentário sobre Vivien Thomas foi produzido em 2004 pela HBO.
Vale ressaltar que, em meio a uma época extremamente racista nos EUA, Vivien Theodore Thom, sofreu muito com o preconceito, visto ter sido barrado nos laboratórios e na própria tentativa de se tornar médico. Entretanto, se não fosse a participação deste renomado e sábio homem, Vivien Theodore Thom, o Dr. Alfred Blalock não teria desenvolvido a técnica inovadora para correção da Síndrome do Bebê Azul. O mérito do conhecimento e da descoberta fora, na maior parte, do Vivien Theodore Thom.

Fonte: Wikipédia

3 comentários: